terça-feira, 20 de setembro de 2016

Stress :Identifique os sintomas e saiba como lidar com ele


Ele faz parte do nosso dia a dia, mas quando aparece em doses elevadas pode prejudicar a saúde.Estamos falando do Stress vilão da modernidade que ganhou até uma data especial: 23 de setembro é o Dia Mundial de combate ao Stress. 
Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Harvard Business School aponta que 80 %
das consultas médicas nos últimos anos têm vínculo com o stress. utras pesquisas revelam
que  ele está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças como o câncer,
depressão, diabetes, hipertensão e infartos.As pessoas e as empresas têm sentido os impactos do stress. Cerca de 70% dos brasileiros ativos no  mercado de trabalho sofrem sequelas do nível de stress elevado e os prejuízos diretos e indiretos, inclusive decorrentes de adoecimento físico e  emocional, são cada vez maiores.Uma das formas de você saber se o stress está atingindo patamares elevados é por meio da identificação dos seus sintomas e sinais.


Sintomas do Stress: irritabilidade excessiva,mal estar generalizado, cansaço constante,problemas de sono, pensamentos em torno do mesmo assunto,dificuldades para ter ideias novas,diminuição ou perda do apetite sexual, perda de interesse e motivação, dificuldades para manter a concentração e a atenção, problemas de memória,problemas de pele e gastrointestinais,dores e tensão muscular.Além de ficar atento aos sinais e sintoma do stress é fundamental que você identifique o que tem gerado stress na sua vida, pois apenas tendo consciência do que nos afeta podemos fazer algo a respeito.
Siga estes passos:
1.  Procure identificar o que te estressa. Liste tudo que o tem preocupado, aumentado a 
sua ansiedade,
 causado tensão, nervosismo ou irritação.
2. Reflita: como você tem reagido e lidado com cada item?
3.  Avalie o quanto as suas ações e reações (concretas ou subjetivas) têm contribuído ou 
não para resolver o problema ou diminuir o seu nível de stress.
4.  Reflita e procure descobrir alternativas e possibilidades para lidar com o que está acontecendo de uma  forma diferente e mais eficiente!

5. Procure identificar quem são as pessoas que podem contribuir e te ajudar a superar 
cada desafio.


Relacionamentos e apoio fazem uma enorme diferença.Mesmo que você descubra que não pode ter ações diretas sobre a situação, existe algo que está
ao seu alcance:  mudar a forma de encarar e enxergar a questão!
 Alguns desafios da vida podem ser difíceis, mas também são grandes
oportunidades de aprendizado e crescimento. Ampliar a consciência sobre si mesmo, buscar o apoio de pessoas, rever o seu estilo de vida e se cuidar física e emocionalmente são aspectos cruciais para que você consiga  enfrentar e  superar os desafios da vida de uma forma mais saudável.”


Fonte : Rosalina Moura  psicóloga  especialista em gerenciamento do stress e coach de 
bem estar e saúde.Em 2001 criou a RUMO, que hoje tem como  foco principal de atuação o desenvolvimento de programas de Prevenção  e gerenciamento do Stress para pessoas e empresas.
www.rumosaudavel.com.br
publicação By Carla e Val




Mostrar detalhes






Nenhum comentário:

Postar um comentário