sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Visite Holambra tem a 35ª Explofora

Localizada na saída 140 da Rodovia Campinas-Mogi-Mirim, interior de São Paulo, a antiga colônia holandesa é sede, anualmente, da Expoflora, maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina. A cidade também  mantém forte presença da cultura holandesa na arquitetura , gastronomia e com o culto as tradições com  grupos de danças típicas.
A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra ,junção das palavras Holanda, América e Brasil para dar as boas-vindas à primavera. O evento não se caracteriza como feira, pois o seu objetivo não é vender, mas, sim, mostrar ao público as flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 400 produtores que atuam em Holambra. A Expoflora acontece de 26 de agosto a 25 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h,  em Holambra (SP).

 Exposição de arranjos florais
Nos cenários assinados pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost são utilizados na decoração cerca de 2.000 mil vasos de flores e 300 mil hastes de mais de 3.500 diferentes variedades. A exposição tem por objetivo mostrar as tendências do setor de floricultura e servir de imensa vitrine para apresentar as novidades desse mercado. A Expoflora apresenta as novidades em flores e plantas ornamentais para todo o Brasil. As flores são doadas por cerca de 500 produtores das Cooperativas Veiling de Holambra e Cooperflora.

Lançamento de flores e plantas ornamentais 
 A Expoflora é a vitrine dos produtores para o lançamento das novidades e das tendências do mercado floricultor, seja quanto às espécies, formas e cores.
12ª 

 Chuva de Pétalas garante emoção e, para muitos, realização
A atração é uma das quem mais emociona os visitantes. Não é para menos: as pétalas coloridas e perfumadas de aproximadamente 150 quilos de pétalas (que correspondem a 800 dúzias ou 18 mil botões despetalados um a um) são lançadas por um equipamento especial, instalado em uma grande área livre, sobre uma multidão que desfruta de uma chuva suave e multicolorida. Em quase todos os finais de semana e quando as condições meteorológicas permitem, as pétalas também são lançadas sobre todo o parque por um helicóptero. Diz a lenda que quem pega uma pétala ainda no ar, antes que ela toque o chão, tem os seus desejos realizados. Para pegar mais de uma, os visitantes utilizam sacolas, bonés e outros objetos capazes de armazenar o maior número de pétalas possível.
 


Passeio turístico
City tour realizado por Holambra, apresentando os aspectos da história e da arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil. O passeio inclui a visita ao Moinho de Vento em tamanho natural e a um campo de flores.



Atrações musicais e danças típicas 
Diariamente, a partir das 14h30, os grupos de danças típicas apresentam-se nos quatro palcos do recinto. O grupo de dança de Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda, graças a um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet Schoemaker. Os integrantes, de acordo com a idade, são divididos em grupos que têm nomes de flores, escolhidos pelas próprias crianças. As danças são inspiradas na natureza (dança da chuva, do pica-pau e a polca no gelo, que lembra a patinação), nas profissões e ofícios (sapateiro, lavadeiras, marinheiro, do ato de bombear água, da preparação da cerveja), nas colheitas (carregador de feijão, cevada madura) ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês, representadas por meio de valsas, marchas, mazurcas e o schots (que virou xote).



 Entretenimento
Nos três palcos instalados próximos às praças de alimentação (Rosas, Lírios e Tulipas) são realizadas apresentações de grupos de danças holandesas e do ventre e shows da Fanfarra Amigos de Holambra, sempre a partir das 14h. Formada por 70 integrantes, os diferenciais dessa fanfarra são o uso dos tamancos de madeira como instrumento de percussão e os trajes típicos holandeses. A música está presente, ainda, no happy hour, aos sábados, das 17h às 19h, na praça da alimentação do Palco das Rosas, animado pela Banda Me Gusta, que apresenta ritmos variados de composições nacionais e internacionais, além de canções próprias, entre elas o hit “Que voa leve”, sucesso nas redes sociais. Aos sábados e domingos, das 13h às 14h, no palco das Rosas, as designers florais Leo Mendes e Tânia Santos, da Escola Itinerante de Formação de Floristas, fazem demonstrações de como produzir pequenos arranjos para presentear os amigos ou decorar a casa e oferecem dicas de como cuidar de flores e plantas. Com descontração e humor as designers convidam o público a partir da apresentação, sempre muita interativa.
 Museu Histórico Cultural de Holambra
Localizado no parque da Expoflora, o Museu tem entrada gratuita. Ali é guardada toda a história da imigração e colonização holandesa para o Brasil. Seu acervo conta com cerca de duas mil fotos e utensílios trazidos ou utilizados pelos primeiros imigrantes. Ao lado do Museu os turistas podem conhecer réplicas das casas de pau-a-pique e alvenaria devidamente mobiliadas, habitadas pelos pioneiros, além de uma exposição de maquinários e tratores antigos.


Serviço:
35ª Expoflora
Localização: Holambra/ SP
Data: 26 de agosto a 25 de setembro, de sexta a domingo, e também no feriado dias 7 e 8 de setembro
Horário: das 9 às 19 horas
Ingressos: R$ 42,00 na bilheteria. Também por meio de nossos representantes (veja a lista no www.expoflora.com.br) e pela internet - www.ingressorapido.com.br
Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.


Publicação By Carla e Val



Nenhum comentário:

Postar um comentário