segunda-feira, 26 de setembro de 2016

As frutas que estão em alta na primavera


A primavera começou e com ela chega também as frutas da estação. Você sabe quais as frutas desta época?
Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) traz as frutas sazonais do mês e suas propriedades .

Abacate breda/margarida: tem esse nome é homenagem ao funcionário do Instituto Agrônomo de Campinas, Antonio Breda. Na década de 1930 Antônio plantou a semente desse abacate em seu quintal e seu filho anos depois distribuiu mudas a produtores do Brasil todo.

Abiu: essa fruta tem origem na Amazônia, mas pode ser encontrada por todo o país, exceto em lugares de frio intenso como a região sul.

Acerola: rica em vitamina C, essa fruta é encontrada em abundância no Nordeste brasileiro, a aceroleira, sua árvore, pode dar frutos doces, semidoces e ácidos.

Banana maçã e banana prata: por ser rica em potássio, cálcio, fibras e magnésio, as bananas auxiliam para reduzir a pressão arterial, contribuem para uma boa digestão, fortalece os ossos e reduz o estresse.


Caju: fruto do cajueiro, é dividido em duas partes, a castanha de caju e o pedúnculo floral – parte comumente confundida com o fruto em si.


Graviola: há casos da fruta que alcançaram até 6 quilos; a graviola é natural da região das Antilhas e tornou-se comum no Nordeste.

Jabuticaba: essa fruta é fonte das vitaminas C, B, B2, B3, ferro e carboidratos.

Kiwi estrangeiro: sua origem se dá no sudeste da China, chegou ao Brasil em 1970 e funciona como diurético, sedativo e complexo vitamínico natural.

Laranja lima e laranja pera: as variedades da laranja são ricas em vitamina C e a fruta ainda é alimento mais vendido da CEAGESP.

Maçã nacional fuji e maçã estrangeira red del: como o nome da primeira indica, a origem do tipo fuji se dá no Japão e homenageia o Monte Fuji. Seu sabor é adocicado. Já a red del é cultivada em toda América, mas surgiu no Peru. Esse tipo é muito utilizado em saladas pela sua casca amarga e polpa de sabor ameno semelhante ao do melão.

Mamão formosa e mamão Havaí: o mamão formosa se caracteriza pela sua cor desbotada e formato mais arredondado e é menos calórico por conter um nível menor de açúcar. Já o mão havaí é popularmente conhecido como papaia, tipo rico em fibras e vitamina C.

Maracujá azedo: fonte das vitaminas A, B e C e com propriedades calmantes, essa fruta tropical surge de árvore de porte pequeno, portanto pode ser cultivada em quintais e pequenos jardins.

Mexerica: essa pequena fruta é uma grande auxiliar para quem deseja perder peso, alé. de fornecer vitamina C e fibras.

Nêspera: surgiu na China e ganhou popularidade pelo sabor doce e propriedades nutritivas com benefícios para a pele, ossos, pressão arterial e ainda age prevenindo alguns tipos de câncer.

Sapoti: contém antioxidantes que combatem o câncer, vitamina A, boa para os olhos, vitamina C que fortalece a imunidade e fibras necessárias para o bom funcionamento intestinal.


Tamarindo: popular no Norte e Nordeste do país, essa fruta tem diversas propriedades entre elas fibras, potássio, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas A, B e C, funciona como laxante natural e possui baixo valor calórico.

Tangerina murcot: cruzamento da tangerina com a laranja doce, essa fruta também é rica em minerais e vitaminas, além de saborosa e versátil podendo ser aproveitada em sucos, doces, sorvetes, saladas, acompanhamentos de aves e frutos do mar.

Além das indicações, outros produtos de qualidade podem ser encontrados no Varejão da CEAGESP:


4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30
no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3

Fonte : Blog da Ceagesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário