quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Socorro meu bebê não quer comer !


Quando o bebê completa 6 meses chega a hora de duas situações que causam aflição nas mamães: a introdução da papinha e o término da licença maternidade.Tudo acontece ao mesmo tempo e alguns bebês estranham muito a nova maneira de se alimentar. É um festival de choro, ânsia, cuspidas e muito desespero na hora da comida. Eles estranham a colher, a posição do corpo para receber o alimento,inclinado anteriormente e bem próximo da mamãe, e agora sentado e mais distante da mamãe; os sabores e texturas são diferentes, a temperatura, tudo é muito novo para o bebê. 

Por isso, para tornar esse processo menos traumático, seria fundamental antes do início da introdução da alimentação complementar, procurar a orientação e avaliação de um fonoaudiólogo. “O profissional através do histórico da mãe e após ter examinado a região orofacial do bebê e seu desenvolvimento global, vai poder avaliar se ele terá alguma dificuldade em começar a alimentação, além de orientar a mamãe para que esta nova etapa seja prazerosa e tranquila para ambos” explica a Dra. Claudia Xavier - Fonoaudióloga  doutora e especialista em motricidade orofacial atendimento clínico e hospitalar com bebês e crianças.
A fonoaudióloga ressalta que para um adequado desenvolvimento orofacial e das habilidades de alimentação é importante que a dieta estimule o desenvolvimento da mastigação. O bebê até este momento trabalhou muito suas habilidades orais de sucção e deglutição através da ingestão de liquido (leite materno). A ingestão de sucos agora não é prioridade.Ele já trabalhou muito com o liquido.“Nesse período de introdução da alimentação complementar é melhor oferecer as frutas amassadas ou raspadas para desenvolver outras habilidades orais. Líquidos só o leite materno ou água. Com a agua já vai praticar outra forma de ingestão de liquido, que não o seio materno.Vai praticar o uso do copo ou copo com graduação. Vai começar a sorver o liquido” detalha a fonoaudióloga.

Segundo a Dra. Cláudia Xavier ressalta que durante a introdução da alimentação complementar é normal que a criança faça caretas e jogue o alimento para fora, pois ela ainda está desenvolvendo melhor coordenação das estruturas e musculatura oral. Ela ainda vai movimentar a língua para frente e para a parte posterior da cavidade oral, movimento relacionado à amamentação, por isso joga muitas vezes a papinha para fora. É nessa fase que terá condições de iniciar outras formas de movimentação da língua, elevando-a, direcionando-a para os lados, entre outros movimentos cada vez mais complexos.


“ As mamães precisam ter paciência , na introdução da alimentação complementar, e mesmo que o bebê recusar a comer aquela papa no momento , deve-se se oferecer  em outras ocasiões. Muita atenção : Inventar técnicas para fazer com que o bebê se alimente como distraindo-o com um brinquedo, IPad, não levará ao prazer e socialização envolvidos na situação de alimentação. Comer bem, gostar de comer não significa apenas estar bem nutrido. Algumas técnicas podem até funcionar na hora, mas perdem rápido seu efeito e o bebê não desenvolve o interesse pela alimentação. A hora de comer é hora só de comer é a “ brincadeira de comer”, assim e o bebê presta atenção aos sabores, texturas, aromas, cores e desenvolve o prazer em se alimentar”

Cabe comentar que, em  paralelo a este turbilhão de novas experiências, alguns bebês apresentarão mais dificuldade que outros em função de maior imaturidade, refluxo, entre outras condições.
O refluxo ocorre com muita frequência na população infantil e acaba alterando as reações orais do bebe e dificultando o desenvolvimento das habilidades normais de alimentação. Orientações específicas e técnicas terapêuticas podem modificar e adequar os padrões alterados. Estes aspectos se não tratados podem impactar não só a aceitação natural dos alimentos como também a saúde geral dos bebês.

Dra.Cláudia Xavier – Fonoaudióloga  doutora e especialista em motricidade orofacial atendimento clínico e hospitalar com bebês e crianças.
CRFa 2-5754

Nenhum comentário:

Postar um comentário