quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Qualidade de vida e cuidados para os idosos

Dados divulgados no Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento revelam que o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional, enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, no Brasil esse número vai triplicar.
No Brasil, a porcentagem atual é de 12,5% de idosos deve alcançar os 30% até a metade do século.Com essa projeção fica uma pergunta no ar, como oferecer para os nossos familiares idosos condições para que envelheçam com dignidade?


Antigamente, quando se falava de lugares que cuidam de idosos sempre se pensava em abandono.Hoje esse conceito mudou e existem casas de repouso que oferecem aos moradores um lugar de interação e bem estar.
É o caso da Mental Sênior uma residência terapêutica que atua no atendimento de pessoas com idade avançada e portadoras de dificuldades, que tenham desde dependência mínima até as dificuldades mais complexas e que necessitam de atendimento individualizado.

Na Mental Sênior é feito um trabalho voltado para que todos os moradores, independente do grau de comprometimento em que se encontram, para que tenham condições e o constante estímulo para ter a melhor qualidade de vida possível, o que inclui o trabalho de reinserção social, tanto dentro quanto fora dos limites da residência terapêutica e a reconstrução da autonomia na vida cotidiana.



História da residência Terapêutica

A Mental Sênior começou com um projeto de Maria Lucia Avallone e do Dr.Humberto Avallone em 1996 que tinha como objetivo idealizar um espaço para cuidar de idosos de uma maneira mais  humanizada. Nascia então a Ancien. Após dois anos a parceria se ampliou com a chegada do Dr.Claudio Luis de Freitas Costa e inaugurou-se uma segunda unidade, destinada ao trabalho com saúde mental, chamada Alcance.
Os dois projetos evoluíram com uma forte experiência clínica que propiciou juntar as duas casas, desenvolvendo-se uma nova proposta de trabalho que resultou na  centralização dos dois serviços e um  só espaço. Assim nasceu a Mental Sênior ou Centro Integrado de Psiquiatria e Geriatria Ancien Ltda, localizada numa mansão na Rua Joaquim Távora, no tradicional bairro de Vila Mariana.
O lema dos três médicos e de todos os profissionais que trabalham na Mental Sênior é: "Aqui pensamos em saúde e não em doença". Através desse conceito são oferecidos aos moradores do residencial atendimento personalizado 24 horas com profissionais altamente capacitados para as áreas médicas, de enfermagem, nutrição e fisioterapia.
A Mental Sênior completa 20 anos no mês de setembro e promove uma série de atividades do dia 07 até 10 de setembro.

Programação 20 Anos do Mental Sênior

07/09 - 4 ª feira
Tarde Musical com muita música Clássica – aberta ao público  

08/09 – 5ª feira
Momento da Memória
14h30 – 15h30 - Palestra “Nosso idoso...sua memória”- Dra. Elza Avila , médica dos pacientes geriátricos do grupo Advance- Hospital São Luiz.  – inscrições na administração

16h – 17h – Exposição: “No túnel do tempo da Mental Sênior – 20 anos de trajetória”- aberta ao público

09/09 – 6ª feira
Momento do Cinema e da Pintura
14h30 – 15h30 – Apresentação do curta metragem “ Glaura “ ( Guilherme A. Prado – 1989 ) seguido de debate coordenado pela psicanalista Miriam Chnaiderman- inscrições com a administração
16h-17h - Exposição “Caminhando pela Arte Naif” - aberta ao público

10/09 – Sábado
14h30 – 15h30 – “A fotografia, o vídeo e as imagens como abordagem terapêutica para o idoso”- palestra seguida de debate coordenado pela psicóloga Maria Eliza Finazzi - inscrições com a administração

Comemorações 20 anos da Mental Sênior
Rua Joaquim Távora , 1555
Inscrições para as atividades no tels:(11) 5573-7358 / 5575-2078
www.mentalsenior.com.br

Apoio
Bauducco- www.bauducco.com.br
Nestle – www.nestle.com.br
Music For  Fun - www.musicforfun.com.br


Apoio Institucional
Laboratórios Lundbeck – www.lundbeck.com.br 

Créditos fotos :Júlio Lobo              

Nenhum comentário:

Postar um comentário