segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Benefícios do Cacau e seus Polifenóis


Com o nome originário dos astecas e maias, o cacau era muito utilizado por esses povos, tanto a polpa, que dá origem a um suco muito semelhante ao de cupuaçu ,quanto a semente, que torrada e misturada à farinha de milho dá origem a uma pasta comestível, e que se desidratada pode ser armazenada para uso posterior como bebida quente. É a partir da semente também que se fabrica o chocolate e a manteiga de cacau.
O fruto se distribuiu entre as bacias do Orinoco e do Amazonas, nas regiões tropicais da América do Sul e Central. A árvore é de pequena a mediana, tendo seu tamanho reduzido quando cultivada sob o sol e podendo alcançar 20 metros em condições de floresta.
O cacau é um alimento que apresenta uma grande variedade de nutrientes.
Na forma crua, por exemplo, é fonte de vitamina C, um importante antioxidante; e de tiamina, essencial no metabolismo dos carboidratos, além de facilitar o deslocamento de íons de sódio na membrana, sendo funcional para as membranas das células nervosas.
Além disso, o cacau também contém outros nutrientes, tais como o magnésio, importante nas ações anabólicas e catabólicas das reações celulares; o zinco, fundamental ao sistema imunológico e as fibras alimentares, que auxiliam o correto funcionamento do intestino.
Estudos recentes também têm demonstrado a importante ação antioxidante dos polifenóis presentes no cacau. Um artigo de revisão publicado na Nutrients confirmou que os polifenóis podem exercer suas atividades no sistema antioxidante, nas vias de sinalização e transcrição, afetando os principais mecanismos envolvidos nos eventos cardiovasculares, como inflamação sistêmica, metabolismo lipídico, eventos homeostático e vascular e resposta imune. Outro estudo, publicado pelo British Journal of Nutrition, também destacou o cacau como uma alternativa para o aumento da ingestão de fibra alimentar, para a elevação do HDL-colesterol, redução de citocinas pró-inflamatórias plasmáticas e glicose sérica.
Além do tão conhecido chocolate, o cacau também pode ser utilizado na produção de suco, geleias, produtos de panificação, entre outros.
Com tantas opções e benefícios apresentados, que tal inclui-lo em suas refeições?


Referências bibliográficas
1. Khan N, Khymenets O, Urpí-Sardà M et al.
Cocoa Polyphenols and Inflammatory Markers of Cardiovascular Disease. Nutrients, 2014; 844-880.
2. Sarriá B, Matínez-López S, Sierra-Cinos JL et al. Regular consumption of a cocoa product improves the cardiometabolic profile in healthy and moderately hypercholesterolaemic adults.
British Journal of Nutrition, 2014; 122-134.
Crédito de :RG Nutri -Identidade em Nutrição 
http://www.rgnutri.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário