terça-feira, 16 de agosto de 2016

Avaliação multidisciplinar: garantia de uma prática esportiva segura e de resultados

Começar uma atividade física é fácil,basta ter força de vontade e pronto.
Cuidado ,não é tão simples assim. 
Iniciar qualquer tipo de exercício ou um treinamento físico, sem antes fazer uma avaliação adequada, pode ser muito perigoso para a saúde e na maioria das vezes não se consegue atingir o resultado desejado.
Segundo Fisioterapeuta, Leonardo Rosati Cardoso do Instituto Fisiodinâmica é preciso fazer uma avaliação física completa com uma equipe multidisciplinar composta por: médico do esporte ,fisioterapeuta e educador físico. 
“Aqui no Instituto Fisiodinâmica, a avaliação é dividida em três partes:
Na primeira é feita uma anamnese completa, com um histórico de saúde para saber sobre doenças crônicas, cirurgias e lesões.
A segunda parte consiste em testes funcionais feitos seguindo a metodologia FMS - Functional Movement Screen ,em português, Avaliação Funcional do Movimento, uma ferramenta que nos permite medir a qualidade dos padrões fundamentais de movimento de qualquer pessoa de uma forma sistemática e contínua.
 O Fisioterapeuta explica que através de sete testes é possível identificar os padrões de estabilidade e mobilidade necessários para qualquer pessoa que procure melhorar o rendimento na sua vida normal ou em qualquer modalidade esportiva. “Com isso, conseguimos direcionar os corretivos para uma reeducação motora e consequente melhora dos movimentos”.
 A terceira parte da avaliação consiste na analise postural estática que observa os desequilíbrios posturais que podem causar dor e até problemas para execução de algum exercício.
 No final das três etapas é feita uma discussão dos resultados de todos os testes, com toda a equipe multidisciplinar: médico do esporte, fisioterapeuta e o educador físico, que vão mapear a necessidade de exames, tratamento médico ou fisioterapêutico, antes de direcionar para as práticas esportivas que devem ser feitas, sempre levando em conta o mapeamento de riscos e os tipos de práticas esportivas que devem ser feitas no plano de treino.
O Fisioterapeuta, Leonardo Rosati Cardoso do Instituto Fisiodinâmica explica os perigos de começar uma atividade física sem avaliação:

Todas as avaliações são feitas novamente a cada três meses onde é feita a  comparação dos resultados e eficiência do treino.
“Uma avaliação bem feita é garantia que você estará fazendo uma atividade física de forma segura, corretiva e com resultado 100 por cento satisfatório”. complementa Leonardo Rosati Cardoso.
Agende uma avaliação gratuita e conheça o trabalho do Instituto Fisiodinâmica.

Instituto Fisiodidâmica
tel 11 3079 5105 -11 96325 7369
Rua Afonso Brás ,804
Vila Nova Conceição


Nenhum comentário:

Postar um comentário