sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Brasil referência no aleitamento materno

 O Brasil está entre os cinco países considerados referência em aleitamento materno.Um estudo publicado pela Revista Lancet relatou que no Brasil, a taxa de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê, é o dobro da registrada nos Estados Unidos, Reino Unido e China. Mas esse índice poderia melhorar se em todas as maternidades, o fonoaudiólogo fizesse parte da equipe de saúde. Este aspecto também diferencia o Brasil, na medida em que já temos na maioria dos hospitais o fonoaudiólogo atuando no período neonatal.

Segundo a fonoaudióloga Doutora Claudia Xavier, muitos bebês nascem com dificuldades para a alimentação efetiva em seio materno, decorrente de prematuridade, alterações neurológicas, síndromes, refluxo gastroesofágico, entre outros.
“Uma avaliação clínica no momento do nascimento feita pelo fonoaudiólogo,  pode detectar se o bebê tem algum problema que o impedirá ou dificultará a situação de alimentação. Quando detectada alguma alteração ou imaturidade, o bebê pode passar por processo terapêutico para adequação das funções de sucção e deglutição e com isso possibilitar o aleitamento materno efetivo e prolongado”,  explica a Doutora Cláudia Xavier.

Quanto mais cedo for detectado o problema, mais fácil será o tratamento,  pois além de ser fundamental para o crescimento e desenvolvimento global do bebê,a amamentação correta é muito importante para a continuidade da respiração nasal, fortalecimento e estímulo de crescimento da musculatura facial, preparando o bebê para a alimentação complementar  a partir do sexto mês de vida e desenvolvimento  da mastigação efetiva. São esses músculos e movimentos realizados na amamentação que fortalecem a língua, lábios e mandíbula para futuramente serem utilizados para a fala.
Veja a explicação da doutora Claudia Xavier

Além do trabalho  realizado nas maternidades e no consultório, a Doutora Cláudia Xavier realiza cursos em vários estados do Brasil e no exterior, para capacitação de profissionais para a atuação em Fonoaudiologia no período neonatal, alimentação e disfagia infantil.

Doutora Claudia Xavier , Fonoaudióloga , graduação na PUC-SP, Mestrado na Western Michigan University (USA), doutorado em Neurociênicas e Comportamento (USP/SP),  Especialista em Motricidade Orofacial , atendimento clínico e Hospitalar  especializado em bebês e crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário