terça-feira, 23 de agosto de 2016

O legado das olimpíadas para o nosso dia a dia


O evento Rio 2016 deve ficar na memória de todos nós, e certamente que vários foram os motivos que contribuíram.  
Antes das Olimpíadas 2016, a administração do evento foi bastante criticada no exterior, as condições físicas que estariam disponíveis para algumas disputas eram deficientes, problemas de saúde pública eram reportados assustando o público e os competidores estrangeiros; o momento interno era bastante contrário para o sucesso do evento, problemas de toda ordem surgiam a cada instante levando-nos a crer que este evento seria talvez, um dos mais fracos da história moderna das Olimpíadas, de fato, o quadro era realmente bastante contrário, para não falar assustador.
Mesmo na abertura faltaram ainda alguns ajustes: a moradia olímpica mal acabada, filas, transporte, alimentação, mas com os ajustes necessários aliados a uma hospitalidade característica do nosso povo, tudo começou a correr de uma forma muito superior ao que qualquer um poderia ter imaginado.

Algumas  arenas estavam sempre lotadas,outras nem tanto, mas quem foi não se arrependeu e curtiram muito a grande festa. A abertura dos jogos foi comentada positivamente em todo o mundo, o dia a dia das competições, salvo um ou outro dissabor, foi dentro do esperado para os padrões internacionais, o encerramento não teve o impacto da abertura e nem precisaria, pois era uma despedida, mas com uma grande festa, atingindo certamente o seu objetivo e mostrando a cultura brasileira.

Esportivamente, o Brasil fez uma participação vencedora foram 19 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e  6 de bronze. O País ficou na 13ª posição no quadro de medalhas.
Hoje os atletas e visitantes estão indo embora, as atividades diárias voltam ao normal, ai me fiz uma pergunta, voltar ao normal? Hoje, passado o evento, após o encerramento das Olimpíadas, sentimos que por trás de tudo isso houve um grande legado e, concluímos que não devemos apenas voltar ao normal, de forma alguma, após o “day after” cada um de nós deve procurar voltar ao seu melhor, domingo, após o encerramento e certamente que com um toque ufanista, entendemos sobre o verdadeiro legado que esta Olimpíada nos deixa, como tudo, veio no momento certo, para todos nós:
Enquanto todos previam o pior, pintando cenários pessimistas, lideres tentavam passar confiança no trabalho silencioso que estava sendo realizado, mantendo sempre o foco, evitando conflitos e procurando sempre atingir os seus objetivos.
Mesmo com toda a pressão exercida não se abandonou a pro atividade e o comprometimento de todos, sejam os atletas que perseguiam o pódio, os dirigentes, os voluntários, todos os trabalhadores, tiveram um objetivo comum a ser alcançado, a partir do inicio do evento, o humor das pessoas, variável que muitas vezes é deixada de lado, começou a ser contagiado pela alegria, pelo otimismo, pelo afeto de um povo.


 A persistência, o empenho,o foco, o comprometimento com os resultados, a superação, a confiança, a pro atividade,o otimismo devem fazer parte de todos nós daqui em diante, são palavras mágicas para os que buscam mesmo que silenciosamente, mas com muita dedicação e trabalho a sua própria medalha de ouro. Saber  ouvir, planejar, processar informações e executá-las é ferramentas importantíssimas para conseguir subir ao pódio. Se contratempos surgirem, tenha sempre no bolso um “plano B” e lembre-se das palavras mágicas, afinal, todo dia é dia de ganhar uma medalha e às vezes, o bronze representa o ouro.
Um herói é aquele que acredita e tenta o resultado das suas ações, mesmo que todos os fatores sejam totalmente contrários.  
Apesar dos pesares, O Brasil mais uma vez triunfou e é isso que vale.
Espero que todos possam refletir e que cada um consiga não apenas voltar ao normal, mas voltar a procurar o seu melhor e o seu sucesso!


By Carla  & Val

Nenhum comentário:

Postar um comentário