sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Bebês recém nascidos com dificuldade na hora da amamentação

Até o próximo domingo acontece a Semana Mundial de Amamentação .
Segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ser o alimento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do bebê. 
                                                                         
O leite materno evita diarreias,infecções respiratórias e diminui o risco de alergias. A amamentação também ajuda a estreitar os laços entre a mãe e o bebê. Mas a amamentação não é tão simples quanto parece.
Muitos bebês logo após o nascimento podem apresentar dificuldades na amamentação por vários motivos:prematuridade,alterações neurológicas, síndromes, refluxo gastroesofágico ou até mesmo por simples imaturidade e dificuldades específicas no processo de alimentação e deglutição. É extremamente importante que o fonoaudiólogo avalie o padrão motor oral do bebê assim que possível.Atualmente muitos bebês já são avaliados durante a fase hospitalar, logo após o nascimento, para definir as condições específicas para início de alimentação por via oral e se há  necessidade do trabalho terapêutico, utensílios apropriados e outras avaliações.Alimentação em seio materno é sempre a prioridade nos hospitais brasileiros.

Segundo a Doutora  Claudia Xavier , o fonoaudiólogo é o profissional capacitado para atender bebês, crianças e mães, muitas vezes em parceria com o neonatologista, pediatra, enfermeiras, nutricionistas e neurologistas, visando um melhor desenvolvimento motor oral e uma situação de alimentação funcional e sem riscos. Esta especialidade, dentro da Fonoaudiologia vem ganhando reconhecimento nacional e internacional.
As pesquisas e  a prática hospitalar apontam que 78% da população de prematuros necessitam de trabalho fonoaudiológico específico desde a hospitalização.
A avaliação do fono neste momento e o trabalho terapêutico quando necessário, podem  facilitar o início de vida dos prematuros e da família, possibilitando uma situação de alimentação prazerosa para mãe e filho.

No caso de bebês hospitalizados por tempo prolongado, o fonoaudiólogo realizará trabalho específico para a transição da alimentação de sonda para via oral, favorecendo desenvolvimento motor oral, diminuição de engasgos , coordenação entre sucção, deglutição e respiração e organização global durante as mamadas.
Uma avaliação detalhada e procedimentos adequados e individualizados podem solucionar pequenos problemas que muitas vezes acabam levando ao desmame precoce desnecessariamente.

Dra.Cláudia Xavier – Fonoaudióloga  doutora especialista em motricidade orofacial atendimento clínico e hospitalar em bebês e crianças.

CRFa 2-5754


Nenhum comentário:

Postar um comentário