sexta-feira, 29 de abril de 2016

Como diminuir o lixo que produzimos ?

Um dos desafios para as grandes cidades ao redor do mundo é onde e como descartar os resíduos produzidos pela população sem afetar o meio ambiente. Hoje, acrescentou-se a esta problemática uma nova questão: como reduzir a quantidade de lixo descartada?
Sabe-se que hoje 41% dos resíduos gerados nos grandes centros não são destinados de uma maneira correta e, quando este material não é tratado adequadamente, acaba sendo uma das principais causas de poluição do solo, dos recursos hídricos e também do ar.

Mas e, se ao invés de tratarmos apenas sobre destinação correta dermos um passo atrás e nos questionarmos sobre como gerar menos resíduos? Hoje no Brasil, cada habitante gera por ano 387 kg de resíduos, sendo 60% destes em peso resíduos orgânicos.
E se ao invés de descartar esses resíduos, trabalhássemos com a compostagem destes, transformando em adubo os alimentos não consumidos e, devolvendo ao solo nutriente importantes para que possamos nos alimentar de maneira mais saudável?

Hoje quando falamos em alimentos orgânicos, que muitos têm como moda, estamos falando na verdade de alimentos que são nutridos com adubos “naturais” ou seja, proveniente dos alimentos que outrora eram simplesmente descartados e, aumentavam em muito a estatística acima.
Precisamos urgentemente repensar nossas atitudes em relação ao consumo pelo consumo. Ouso aqui plagiar uma frase que desconheço o autor mas, que diz que quando falamos em planeta terra não existe jogar nada fora. Pensando nisso, precisamos encabeçar ações que comecem a discutir consumo mais consciente, o não desperdício, reutilizar os resíduos como fonte de energia e nutrientes para somente depois pensar em como ou onde descartar esses materiais.

Com este pensamento, alguns municípios já tomam algumas ações neste sentido. A ideia da cidade de São Luís, no Maranhão, para reduzir a produção de lixo dos habitantes foi criar o São Luís Resíduo Orgânico Zero”. O projeto vai incentivar e proporcionar aos moradores a aplicarem o sistema de compostagem em suas próprias casas.
Inicialmente serão selecionados 20 agentes, que passarão por um treinamento sobre o processo de compostagem e, ao final, os participantes receberão um kit com material didático sobre o tema, camiseta e uma composteira para começar a praticar a ação em casa.
 Todas as ideias desenvolvidas para tentar encontrar a melhor forma de destinação do lixo produzido pelas populações são válidas e devem ser compartilhadas, principalmente as que inserem a população dentro do assunto, proporcionando a informação necessária para que cada um comece a fazer a sua parte dentro de suas casas.
Colaboração  Thais Rodrigues -da Onira Soluções Ambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário