terça-feira, 1 de novembro de 2016

Você sabe o que é Disfagia Infantil ?

                       

A disfagia infantil é qualquer dificuldade no processo de deglutição que envolve a situação de alimentação e pode colocar em risco a nutrição e saúde geral do bebê.
Segundo a Fonoaudióloga Claudia Xavier, a disfagia pode ocorrer desde o início de vida, dificultando ou impossibilitando a amamentação, assim como outras formas de alimentação. A disfagia pode estar relacionada a uma doença de base ou condições especificas do nascimento ou desenvolvimento. Pode permanecer e dificultar também a alimentação complementar. Alguns sinais podem ser indícios de que há algum problema:

-  O bebê engasga com frequência  quando mama, apresenta tosse com frequência, demora para deglutir o leite, ficando resíduo na cavidade oral

- Fica muito cansado depois de mamar

- Apresenta esforço respiratório ao mamar, ruído, secreção, irritabilidade e muita baba.

“ A sucção deve estar integrada à respiração e à deglutição. Esses três fatores devem estar em completa harmonia para que tudo corra bem”.explica Claudia Xavier
 Além da importância do leite materno para a saúde do bebê, a amamentação  fortalece e estimula o crescimento da musculatura da face, favorece a respiração nasal e prepara para a  alimentação complementar a partir do sexto mês de vida. Mas, além da questão muscular envolvida na amamentação, a situação de  alimentação é a circunstância que exige maior coordenação das habilidades adquiridas até o momento pelo bebê.
Não basta o bebê sugar. Essa falta de coordenação pode dificultar uma mamada ou alimentação efetiva.  
O fonoaudiólogo realiza um trabalho desde a maternidade e segue em consultório quando necessário, para favorecer o desenvolvimento saudável do bebê .
A avaliação fonoaudiológica neste momento e o trabalho terapêutico quando necessário, podem  facilitar o início de vida dos bebês que apresentam disfagia e de suas famílias, possibilitando uma situação de alimentação prazerosa para mãe e filho. 
No caso de bebês hospitalizados por tempo prolongado, o fonoaudiólogo realizará trabalho terapêutico  específico para a transição da alimentação de sonda para via oral, favorecendo desenvolvimento motor oral, diminuição de engasgos, coordenação entre sucção, deglutição e respiração e organização global durante as mamadas.
Uma avaliação detalhada e procedimentos adequados e individualizados podem organizar a vida inicial do bebê, na mediada em que a alimentação é a base para o desenvolvimento da comunicação, interação, da motricidade orofacial e da nutrição. 

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Fonte :Cláudia Xavier – Fonoaudióloga  doutora especialista em motricidade orofacial atendimento clínico e hospitalar em bebês e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário