quarta-feira, 16 de novembro de 2016

17 de Novembro Dia Mundial da Prematuridade


No Brasil nascem  em torno de 931 bebês prematuros por dia, ou seja 40 por hora, segundo uma pesquisa feita pela Unicamp.O dia 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial da Prematuridade  com o objetivo de compreender melhor as causas da prematuridade, preveni-la  e realizar ações para que os bebês  se desenvolvam de forma cada vez mais  saudável.

O bebê prematuro exige cuidados especiais  de uma equipe  multiprofissional: pediatra, neonatologista, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e neurologista durante a hospitalização e após a alta hospitalar. Segundo a Doutora Cláudia Xavier – Fonoaudióloga, doutora em neurociências e comportamento, especialista em motricidade orofacial e no atendimento clínico e hospitalar de  bebês e crianças. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para fazer uma avaliação e o trabalho terapêutico das habilidades  de deglutição e alimentação dos recém nascidos prematuros.
“Muitos bebês, logo quando nascem podem apresentar dificuldades  na amamentação, alimentação e deglutição, devido a prematuridade, alterações neurológicas, síndromes ,refluxo gastroesofágico ou até mesmo por simples imaturidade e dificuldades, específicas no processo de alimentação e deglutição.

“No caso de bebês hospitalizados por tempo prolongado, o fonoaudiólogo realizará trabalho terapêutico específico para a transição de alimentação de sonda para via oral, atuando diretamente com as habilidade orais , levando a  diminuição de engasgos e outras intercorrências  e  favorecendo a coordenação entre sucção, deglutição e respiração e  a organização global  durante as mamadas .  

Uma avaliação detalhada e procedimentos adequados e individualizados podem solucionar  pequenos problemas  que muitas vezes acabam levando ao desmame precoce  desnecessariamente.
A doutora Cláudia Xavier foi uma das precursoras, há 30 anos, no atendimento a bebês recém-nascidos e prematuros na área de Fonoaudiologia Hospitalar.  Hoje ela atua em várias maternidades e na clínica própria, onde mantém um núcleo de estudos e ministra cursos para formação de fonoaudiólogos que queiram atuar nessa área, profissionais  do Brasil e de vários países da América Latina. A Dra. Cláudia Xavier também é constantemente convidada para dar cursos e palestras em várias cidades Brasileiras e no exterior.
Doutora Cláudia Xavier, CRFa 2-5754 – Fonoaudióloga ,doutora em neurociências e comportamento,  especialista em motricidade orofacial, atendimento clínico e hospitalar em bebês e crianças
www.claudiaxavierfono.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário