sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A importância da vacinação antes das viagens


Nessas férias muita gente viaja para diversos destinos nacionais e internacionais . Por isso é importante  saber se  o calendário de vacinação tanto das crianças como  dos adultos estão em dia. O Ministério da Saúde e órgãos internacionais recomendam a vacinação para evitar enfermidades endêmicas e contagiosas.
A vacina contra sarampo e rubéola, por exemplo, deve ser tomada antes de qualquer viagem ao exterior, segundo orientação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).A Europa registra um alto índice de  sarampo em cerca de 33 países, Por isso, a vacinação é arma para que os brasileiros evitem reintroduzir esta doença no País.
Também se recomenda a vacina tríplice viral – eficaz contra sarampo, rubéola e caxumba. Ela deve seja tomada pelo menos 15 dias antes da partida, em viagens principalmente aos Estados Unidos, Europa e Américas, devido à grande circulação de turistas europeus nesta região. Crianças que receberam a vacinação entre os seis e 11 meses de idade devem ser revacinadas quando completarem um ano.
Outra doença endêmica preocupante é a febre amarela. Por isso, alguns países – lista disponível no site da Organização Mundial de Saúde – exigem o Certificado Internacional de Vacinação  para ingresso em seus territórios, assim como os estados brasileiro de Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A vacina precisa ser tomada 10 dias antes da partida. O Certificado  pode ser obtido nos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa, com o Cartão Nacional de Vacinação e um documento de identificação oficial com foto. O Brasil possui acordos internacionais que dão aos brasileiros o atendimento nas redes públicas de saúde estrangeiras. Conheça os países envolvidos e mais informações sobre o Certificado de Direito a Assistência Médica.
Também é sugerido o uso de repelentes à base de dietiltoluamida e dar preferência para quartos com janelas, portas teladas e cortinados, para evitar malária, dengue e doenças transmitidas por mosquitos.
Anvisa ainda alerta que outras vacinas podem ser recomendadas antes de viagens, e é possível conferir isso nos Centros de Orientação ao Viajante, onde informarão se existe indicação ao destino de sua viagem.Consulte no http://aviesp.com.br/centros-de-orientacao-para-a-saude-do-viajante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário