segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A volta da prática do ballet clássico .Bom para o corpo e para a mente .



Um estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, aponta que o ballet  clássico é um dos exercícios mais completos para o corpo e para mente.Os pesquisadores comparam o desempenho dos bailarinos da academia  Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica.
Os bailarinos apresentaram melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico analisadas, como equilíbrio psicológico, flexibilidade e equilíbrio corporal.
Aqui no Brasil o ballet clássico voltou a despertar interesse para mulheres e homens com mais de 35 anos.
Mariangela D’Andrea, diretora geral e artística do Studio  D’Andrea  ministra aulas há mais de 40 anos e  aos 66 anos exibe um corpo perfeito. Ela  enumera os benefícios do ballet clássico ,não só para o corpo, como para a mente.


                                          Mariangela D’Andrea Diretora do Studio D’Andrea

“Um dos primeiros benefícios é a reeducação postural . Durante as aulas de  ballet, a aluna aprende como se posicionar com a coluna sem forçar a lombar, contrai o abdômen e alonga todo o corpo Isso uma  traz uma elegância, postura e elimina de vez as dores nas  costas.” Mariangela fala dos benefícios para os  órgãos vitais, principalmente para o coração  e os pulmões.  O movimento de meia ponta dos pés é que bombeia sangue para o coração. Para os pulmões , quem prática ballet ,aprende a respirar de forma correta" , explica a diretora.

                               Aula de ballet clássico


O ballet também traz outros benefícios como a melhora da parte cognitiva.
Segundo Mariangela ,dançar no ritmo da música ,  guardar os passos e as sequências, faz com que o cérebro funcione melhor.A cada aula  aumenta mais  a  coordenação motora , isso é excelente para quem quer ter mais agilidade e trabalhar a memória ..
O trabalho de força principalmente nas pernas e braços  ajuda a aumentar a  massa  muscular e a trabalhar a  articulação , principalmente para quem precisa reforçar a musculatura do joelho.
Mariangela D’andrea, há um ano  foi convidada por três ex alunas do Dante Alighieri  : Gisela Maldonado,Karin Rona e Rosa Freitag , a ser a diretora geral e artística  do Studio D' Andrea.

                                           Alunas em aula no Studio D'Andrea 

“Muitas  alunas que  tiveram aula comigo há mais de 30 anos , resolveram voltar ao ballet .Esse resgate trouxe de volta vários  benefícios para o corpo, além de  um bem estar e uma melhora na  auto estima  ninguém quer ser mais bailarina, mas querem sentir seu corpo modificando ,além do bem estar que a prática traz.

Mariangela D’ Andrea explica que dar aulas para crianças é bem diferente que dar aula para adultos.”As crianças não tem medo de tentar e errar.O adulto as vezes é mais resistente, mas com o tempo vai quebrando os bloqueios e ficando mais seguro para fazer os passos.
“A disciplina do ballet clássico é levada para a vida. A dança faz você ser mais organizada com horários, tarefas e o melhor aprende a  não desistir  fácil dos desafios “ Se der errado tenta de novo, até conseguir fazer” ressalta a professora.

Dicas Práticas de ballet para o dia a dia

Mariangela D’ Andrea  dá  duas dicas especiais de movimentos de ballet que podem ser feitos em casa .
“ Ao acordar faça o movimento de abaixar e levantar as pontas dos pés. Enquanto estiver escovando os dentes e para os homens quando estiver fazendo a barba.  Fique na ponta dos pés e volte a posição normal por 15 vezes . Esse exercício ajuda na circulação e bombeia sangue para o coração.
Outro exercício bom para os joelho é o famoso” pliê” .
Faça quinze vezes em qualquer hora do dia  para aumentar a flexibilidade e a articulação dos joelhos” explica a diretora do Studio.
Mariangela a D’Andrea   afirma que nesses  50 anos de ballet, nunca ficou doente .
“O ballet para mim não é um trabalho e sim uma filosofia de vida.”complementa a bailarina.

Studio  D’Andrea
www.studiodandrea.com.br
 Tel 3255 9092

Nenhum comentário:

Postar um comentário