A escolha da profissão
pelos jovens está sendo cobrada cada vez
mais cedo. Com as possíveis mudanças no ensino médio, anunciadas pelo Governo,
os estudantes terão que optar cada vez mais cedo por algumas matérias. Mas será
que os jovens entre 15 e 16 anos já
sabem qual profissão seguir ? Conversamos com Lilah Kuhn - Coach de Carreira, que explica como os pais, familiares e o
profissional de coaching podem ajudar nesse momento de tantas dúvidas.
O trabalho para
ajudar na escolha de qual curso seguir deve começar com que idade e quando o
aluno estiver em qual fase do ensino?
Eu diria que este trabalho começa com a observação
dos pais desde os filhos novinhos, observando as preferências de
brincadeiras que as crianças fazem.
As brincadeiras infantis são os primeiros papéis
que os seres humanos exercitam de forma lúdica. Se ficarmos atentos, poderemos
perceber os primeiros vestígios de escolhas profissionais já aí, assim como
comportamento de liderança X subordinação X cooperação, entre outros aspectos.
E quanto mais papéis diferentes as crianças exercerem, melhor para que ela
tenha condições de perceber através das sensações (gosto, não gosto) aqueles
que têm maiores afinidades. Os pais mais atentos poderão ir registrando desde
cedo estas escolhas feitas pelos filhos conscientes e inconscientemente.
Espaços lúdicos para crianças exercitarem o papel,
como o parque Kidzania, são excelentes formas deles experimentarem de forma
lúdica as diferentes profissões.Acho que as escolas poderiam promover propostas
como estas nas atividades extracurriculares.
Como funciona o
trabalho de orientação Vocacional feita por um
coach?
O trabalho é mais direcionado à orientação vocacional,
feito por um profissional da área de psicologia e coach é interessante que
aconteça quando o adolescente se encontra ao longo do ensino fundamental, em
especial no 7°, 8° e 9°, de forma mais serena e progressiva, participando de
simulações e jogos de diferentes profissões, jornadas profissionais para conhecer
pessoas que atuam nas diferentes profissões, saber como que funciona o dia a
dia de cada uma delas.
O que percebemos é que estas jornadas muitas vezes
acontecem no último ano do ensino médio ou mesmo durante a faculdade. Ou seja,
fazendo com que quem está nas vésperas do vestibular se sinta pressionado a
fazer uma escolha que ele(a) entende ser para toda a vida, e, para aqueles que
já estão cursando uma faculdade, correm o risco de perceber que
fizeram uma "escolha errada", deparando-se com a frustração de ter de
começar de novo tão cedo, por uma má condução deste processo de autodescoberta.
Um
jovem que está muito confuso com qual caminho seguir como o coaching pode
ajudar?
Para
os alunos que estão fazendo cursinho como é o trabalho para ajudá-los?
O coach trabalha utilizando ferramentas de
levantamento de perfil comportamental, preferências, organização do tempo,
visualização e projeção, assim como outras tantas sempre com focos específicos
e direcionando o coach (cliente) para
tomada de consciência e ação, de modo que ele possa perceber seu momento de
vida, seus valores, reconhecer emoções e gerencia-las para lidar com provas,
pressão de familiares, pressão de "ter de passar no vestibular de
primeira".
Costumo trabalhar com um encontro semanal, dentro de um processo de 12
sessões, em que em cada uma delas o jovem é convidado a realizar
atividades que o auxiliem na descoberta de suas preferências e daquilo que
também não deseja , de modo a já descartar de cara áreas e interesses com os
quais não tenha afinidade.
As sessões duram em torno de 1h a 1h30 e sempre tem
um objetivo a ser alcançado a cada sessão, que o coloque direcionado a alcançar
o seu objetivo principal do processo como o todo. Normalmente eles escolhem
como objetivo do processo questões como:
- Como lidar com a ansiedade e tensão
pré-avaliações/provas/vestibulares?
- Como lidar com a pressão de familiares durante a
escolha profissional?
- Como dividir meu tempo para dar conta de todas as
tarefas / estudo e não me sentir perdido com tanta coisa a entregar?
- Vestibular chegando, quais caminhos, experiências, estágios devo procurar ter para me
auxiliar na escolha profissional?
Estes são alguns exemplos de questões parte do
universo do adolescente em processo de escolha de uma profissão para que, durante
o processo, ele saia com caminhos, metas, direcionamento e tarefas,
trabalhando, através disso, comprometimento consigo e com o outro, senso
responsabilidade, gestão do seu tempo e vivenciar as delícias de ser uma pessoa
realizadora.
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