sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016





Já há a um bom tempo os chás despertam a minha curiosidade e paixão, seja pelos seus deliciosos aromas que emanam envoltos em fumaça, seja pelas mais diversas cores do liquido que ressaltam aos olhos ou pela tradição e ritualística envolvidas no seu preparo e consumo por povos considerados milenares, o que me arremete a um momento único, além é claro,da grande influência advinda de tudo o que lemos e ouvimos ao seu respeito.
Lembro que quando era pequena, durante as viagens que realizava a estancias serranas com a minha família, nos hotéis, algum tempo após o jantar geralmente era servido um chá de Camomila, que proporcionava um delicioso momento de confraternização, pois todos sentavam-se num salão de chá, em frente a um liquido que diziam ter propriedades para melhorar o sono.


O chá é proveniente da China e dado o crescente comercio com o Oriente no séc. XVII, acaba entrando no continente Europeu, mas o seu desenvolvimento e propagação foi creditado aos britânicos, quem difundiu a bebida inicialmente nos países sob influência inglesa. Hoje em dia a Índia, Sri Lanka, China, entre outros, são considerados grandes produtores de folhas de chá. Achei interessante o que me falaram sobre o saquinho de chá, que teve seu início em Nova Iorque, por um comerciante que aglutinava e transportava as folhas de chá em pequenos sacos.


Dias desses logo cedo, vi num jornal uma bela matéria sobre o chá verde, a qual aguçou ainda mais a minha curiosidade, decidi então fazer uma rápida pesquisa sobre o assunto.
Parece que o chá verde é uma bebida que proporciona muitos benefícios ao ser humano. Li que algumas propriedades já foram comprovadas como por exemplo a sua ação antioxidante, o que estimula a imunidade, colabora com a circulação e também ajudaria na prevenção de certas doenças. Dizem que pela cafeína presente, é também um estimulante natural que nos ajudaria nas atividades mentais.
Achei interessante também que dado o seu poder anti inflamatório e asséptico,as matérias pesquisadas falam em proteção bucal e de pele.  Por ser uma bebida termogênica ajuda nos regimes,cuidado aqui, pois se engana quem pensa que todos os quilos a mais irão embora apenas consumindo o termogênico, procurar orientação nutricional é fundamental.
Por conter polifenóis (substâncias naturais encontradas em plantas muitas delas classificadas como antioxidantes naturais com propriedades terapêuticas) ajudam na digestão dos alimentos estimulando o bom funcionamento do fígado.
É sempre altamente recomendável e diria, necessário, consultar o seu nutricionista ou médico, antes de qualquer coisa, mas fica aqui como uma dica para a sua pesquisa de bem estar, principalmente após os excessos das festas.

Carla
Bycarla&val

2 comentários: