sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Hábitos que parecem inofensivos para os dentes,mas não são.



Quando o assunto é cárie, o açúcar é apontado um dos grandes vilões, mas ele não é o único que prejudica os dentes. Alguns  hábitos do nosso dia a dia que parecem inofensivo mas podem causar  vários problemas bucais. Dra.Claudia Kubiak , Cirurgiã Dentista  dá várias dicas para mudarmos alguns hábitos.
  

O hábito de ingerir  uma fruta antes de dormir é muito saudável, muita gente come uma maça e por ela ter poder adstringente, acaba não escovando os dentes depois de ingeri-la .
Os restos que ficam entre os dentes e a frutose são prejudiciais. Por isso, o correto é escovar os dentes, mesmo depois de ingerir uma inofensiva e deliciosa maça.


Cuidado ao ingerir bebidas isotônicas com frequência.
Esse tipo de bebida está associado à prática de esportes e a saúde,  pois é fonte de reposição de água e vitaminas. Por conterem em sua composição carboidratos e açúcar, o consumo exagerado dessa bebida, sem os cuidados necessários,  pode causar cárie como também tomar chocolate quente ou chá antes de dormir.  Se depois disso você cair no sono e dormir, sua boca acabou de ser preparada para o ataque das bactérias causadoras da cárie dental.
“Durante o sono há uma diminuição da produção de saliva, que ajuda na limpeza bucal, deixando o alimento fermentando por muito tempo no dente. Dessa forma, a formação da cárie será mais rápida e com grande poder de destruição. A única maneira de evitar isso é fazer a higiene bucal após o consumo de qualquer alimento, principalmente os doces”,  diz a especialista.


Escovar os dentes logo depois de comer é um hábito super saudável,  mas, dependendo do alimento ingerido, essa atitude também não é a mais indicada pelos dentistas. 
Se os alimentos ingeridos forem muito ácidos, o mais indicado é que a escovação seja feita após 30 minutos de sua ingestão. Isso porque, ao comê-los, o pH da boca fica muito ácido. Assim, ao escovar os dentes logo após essas refeições, a acidez é espalhada na superfície dental, o que pode danificar o esmalte e deixá-lo vulnerável.
 Segundo a Dra. Claudia , todos sabem que beber água faz bem para o corpo e para a boca, pois ajuda na produção da saliva, fundamental para a limpeza e diluição de resíduos alimentares e ácidos. Mas, as águas minerais, as de garrafinhas costumam ter menos flúor do que a quantidade recomendada pelas organizações de saúde para a boa manutenção da saúde bucal. É sempre bom verificar no rótulo a quantidade de acidez  e a quantidade de flúor  que deve ser entre entre 0,7 a 1,2 ppm , que é ideal para proteger os dentes.

Para manter os dentes saudáveis é fundamental sempre escova-los, passar fio ou fita dental e ir ao dentista a cada seis meses para fazer um check up e uma limpeza. Ter uma boca saudável e bonita além de fazer bem para auto estima,  também vai manter sua saúde em dia.


Colaboração :Claudia Kubiak- Cirurgiã Dentista
www.claudiakubiak.com.br
tel: 5505.3085

Nenhum comentário:

Postar um comentário