segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Nutricionista dá dicas sobre como evitar anemia



Bateu um cansaço, falta de apetite, menor disposição para o trabalho, dor de cabeça?Cuidado! Esses e outros sintomas juntos podem ser um sinal de anemia. A anemia ocorre quando uma pessoa apresenta os níveis de células vermelhas do sangue abaixo do normal, o que pode levar a outras complicações ou doenças. 

Segundo Patrícia Bertoni, nutricionista da clínica de estética Onodera- Niterói, existem muitas causas possíveis de anemia por deficiência de ferro. A condição pode surgir de ingestão inadequada de ferro devido a uma dieta pobre (como o estilo de vida vegetariano com ferro heme insuficiente); absorção inadequada resultante de diarreia, acloridria, doença intestinal, gastrite atrófica, gastrectomia parcial ou total ou interferência medicamentosa; utilização inadequada secundária a distúrbios gastrointestinais; maior necessidade que ocorre durante a infância, adolescência, gravidez e lactação; maior excreção devido ao excesso de sangue menstrual; hemorragia proveniente de lesão, ou perda sangüínea crônica decorrente de úlcera hemorrágica, hemorróidas sangrantes, varizes esofágicas, enterite regional, colite ulcerativa, parasitoses (ancilosmíase) ou doenças malignas; ou liberação excessiva de ferro devido à inflamação crônica ou outro distúrbio crônico.


Patrícia dá umas dicas de como proceder:
1- O cozimento do alimento facilita a quebra de ligantes presos ao ferro, aumentando a disponibilidade do metal no intestino; 
2- A absorção também é influenciada pela forma de ferro na dieta. O ferro heme, presente nas carnes vermelhas, peixes e aves, é melhor absorvido que o ferro não heme, que também pode ser encontrado em ovos, grãos, vegetais e frutas; 
3- Para melhorar a taxa de absorção de ferro não-heme, que varia entre 3 e 8%, devemos acrescentar ácido ascórbico; 
4- A digestão de carnes, peixes e aves podem induzir a liberação de aminoácidos (particularmente cisteína) e polipeptídeos no intestino delgado alto, que se juntam ao ferro não-heme formando complexos absorvíveis; 
5- O uso de panelas de ferro é uma prática antiga. De fato alguns estudos demonstram aumento do teor de ferro nos alimentos preparados nesse utensílio, mas ainda faltam estudos clínicos, a fim de que seja avaliada a biodisponibilidade desse ferro. 


Os fatores anti-nutricionais que inibem a absorção do ferro em vários graus devem ser retirados da alimentação. A nutricionista cita alguns e explica:
- Carbonatos – presente nos refrigerantes; 
- Oxalatos (presente no espinafre, na beterraba, no cacau em pó, ruibarbo, acelga, pimenta, gérmen de trigo) – “Sim!!! Beterraba e espinafre devem ser consumidos com moderação, pois pode prejudicar absorção de nutrientes inclusive do ferro”, explica Patrícia; 
- Fosfatos e fitatos (presente no pão sem fermentação, cereais não refinados e grãos de soja) e fatores na fibra vegetal;
- Chás (junto das refeições) pode reduzir a absorção de ferro não-heme, em torno de 50%, através da formação de compostos de ferro insolúvel com tanino. “Sim, o mate está entre eles! O cafezinho também poderia provocar o mesmo efeito”, diz. 
A nutricionista alerta também para o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). “Fique atento aos rótulos!!!! Esse ácido é um conservante alimentar e provoca 50% de redução na absorção de ferro não heme”, finaliza Patrícia.

Nem sempre quem tem o problema percebe os sintomas. Vale a pena consultar um médico para fazer uma avaliação. Através de exame de sangue simples, o hemograma, é possível detectar a anemia. Após constatado o problema deve ser investigado para se descobrir a causa. O tratamento mais adequado depende de se descobrir e combater o que está causando a anemia.

Serviço: 
Onodera Estética Niterói
Endereço: Av. Roberto Silveira, 464, Icaraí - Niterói
Telefone: (21) 3619-8585




sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A curiosa origem do Dia das Bruxas

Halloween  é comemorado no dia 31 de outubro  em várias partes do mundo e principalmente nos Estados Unidos  No Brasil a data é marcada como dia das Bruxas  onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.Mas sua origem pouco tem a ver com o senso comum atual sobre esta festa popular. Entenda a seguir como ela surgiu.
O Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800.
Fogueiras tornaram-se especialmente populares a partir no Halloween. Elas eram usadas na queima do joio (que celebrava o fim da colheita no Samhain), como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxaria e a peste negra.
Outro costume de Halloween era o de prever o futuro - previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome do futuro marido ou mulher.
Em seu poema Halloween, escrito em 1786, o escocês Robert Burns descreve formas com as quais uma pessoa jovem podia descobrir quem seria seu grande amor.Muitos destes rituais de adivinhação envolviam a agricultura. Por exemplo, uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo por acreditar que seu formato e sabor forneciam pistas cruciais sobre a profissão e a personalidade do futuro cônjuge.Outros incluíam pescar com a boca maçãs marcadas com as iniciais de diversos candidatos e a leitura de cascas de noz ou olhar um espelho e pedir ao diabo para revelar a face da pessoa amada.
Comer era um componente importante do Halloween, assim como de muitos outros festivais. Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.Igrejas de paróquias costumavam tocar seus sinos, às vezes por toda a noite. A prática era tão incômoda que o rei Henrique 3º e a rainha Elizabeth tentaram bani-la, mas não conseguiram. Este ritual prosseguiu, apesar das multas regularmente aplicadas a quem fizesse isso.

Dia 31 de  Outubro Dia do Saci
A data comemorativa foi criada há menos de uma década para exaltar o folclore brasileiro, em oposição ao feriado do Dia das Bruxas, festejado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. A ideia é chamar atenção para as lendas nacionais que são pouco difundidas nos dias de hoje. Existe até uma organização sobre o tema, a Sociedade dos Amigos do Saci (Sosaci), que tem 1.100 integrantes.

O Estado de São Paulo,  oficializou a data com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004, e outros dez municípios fizeram o mesmo: São Paulo, São Luiz do Paraitinga, São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes (SP); Vitória (ES); Poços de Caldas e Uberaba (MG); e Fortaleza e Independência (CE).
Fonte : BBC Brasil 

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Sorriso perfeito conquistado com aparelho dentário invisível

Sempre é tempo de deixar os dentes alinhados e bonitos. Mas na hora de escolher um aparelho dentário o maior receio das pessoas é a aparência. Seja qual for a idade, existe um preconceito de ficar com o tal “sorriso laminado” ou mesmo ter trabalho na hora da higiene bucal. Mas hoje em dia a tecnologia  está tão avançada que existem alinhadores que pouco aparecem ou simplesmente são invisíveis.
Assista o depoimento  de José Ricardo sobre os alinhadores Invisalign instalados pela Dra. Roseli de Almeida  Especialista em Ortodontia  e Ortopedia funcional dos Maxilares

 A Dra Roseli de Almeida explica  que as vantagens dos alinhadores transparentes  vão muito além da aparência, pois ele é desenvolvido através  de um software, que determina quantas peças serão usadas para a total correção das arcadas.
O Invisalign é removível, o paciente pode comer e beber o que quiser durante o tratamento, bem como sua higiene bucal será totalmente preservada. Muito confortável, não causa lesões bucais, e requer muito pouco tempo de consulta.
Segundo a ortodontista o  mal posicionamento dentário, além de interferir na estética, podem ocasionar  vários problemas de saúde, tais como: dor muscular e articular, a famosa e muito dolorida disfunção de ATM, cáries, gengivite, distúrbios do sono e até enxaqueca.

Tudo isso pode ser resolvido com uma visita ao especialista em Ortodontia que vai indicar o melhor tratamento.
Fonte: Dra. Roseli de Almeida – Especialista em Ortodontia  e Ortopedia funcional dos Maxilares




quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Palestra sobre Fonoaudiologia que Rejuvenesce e Suaviza as Rugas no Esporte Clube Pinheiros


Hoje a busca por uma melhor qualidade de vida e maneiras de manter a aparência jovem aumenta a cada dia. A prevenção já começa a ser encarada como o melhor meio de conquistar a saúde, aliada a prática de atividades físicas e a procura por tratamentos que mantenham o corpo e o rosto mais bonitos e joviais. Afinal é importante estar bem por dentro e por fora. A aparência é o nosso cartão de visitas. Ele é a primeira coisa que as pessoas olham e, com o passar dos anos, principalmente a pele do rosto perde a elasticidade, viço  e fica com rugas e vincos. É nessa fase que muitas vezes  as mulheres já partem para procedimentos radicais, que acabam tirando a naturalidade do rosto.
Nossa dica é para que você conheça o Método MZ de Fonoaudiologia Estética, através de uma palestra que será ministrada pela idealizadora do Método a Fonoaudióloga Magda Zorzella, no dia 8 de Novembro às 20:30, no Clube Pinheiros.

Durante a palestra a Fonoaudióloga que desenvolveu há 18 anos o Método MZ de Fonoaudiologia Estética, explicará como Fonoaudiologia Estética trabalha o rejuvenescimento facial, de forma não invasiva  através da  reeducação das funções orofaciais, ensinando as maneiras certas de engolir, mastigar e até respirar de forma correta. Além disso, o Método MZ de Fonoaudiologia  Estética tem como  princípio instruir o paciente  maneiras de  alongar, relaxar e suavizar a musculatura  orofacial que vão ser repetidas em casa durante e depois do tratamento.

Os resultados são surpreendentes
Proporciona ao rosto um aspecto mais harmonioso e rejuvenescido, amenizando os pés de galinha, aquelas indesejáveis ruguinhas e vincos em volta da boca, suaviza as rugas de expressão entre as sobrancelhas e firmeza da pele .
 O tratamento através do Método MZ de Fonoaudiologia Estética também traz uma melhora na qualidade de vida com as mudanças .
  
Palestra sobre o Método MZ de  Fonoaudiologia Estética
Magda Zorzella – Fonoaudióloga e criadora do
Método MZ de Fonoaudiologia Estética .
Dia 8 de Novembro de 2016 às 20:30
local : Esporte Clube Pinheiros

Você que não é associado do clube Pinheiros pode conhecer mais sobre o método MZ de Fonoaudiologia Estética no:

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Cores na decoração na medida certa

                                  
                                   
Colocar cores na decoração de uma casa nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso sempre é bom contar com a ajuda de um profissional da área .Conversamos  com a arquiteta e designer Marisa Murta sobre a difícil arte de introduzir cores nos ambientes e conseguir uma composição agradável que não fique facilmente datada. 
“Uma composição de cores harmoniosa  considera a integração de todos os móveis e objetos do ambiente. O ponto focal da cor mais exuberante deve ser acompanhado de tons naturalmente complementares ou então de uma base neutra".
A Arquiteta e designer  Marisa Murta dá como exemplo um de seus projetos :
"Na foto abaixo temos uma sala de jantar, anteriormente sem graça, pois as cadeiras eram estofadas em bege -  mesmo tom das paredes. Usando-se uma luminária vermelha, tecido azul marinho e branco nos estofados e papel de parede de tijolos claros, criou-se uma composição de cores impactante sem trocar os móveis.”explica Marisa de acordo com um dos seus projetos.

“No mesmo ambiente, na sala de estar repeti o vermelho e o branco no tapete e complementei com um sofá estofado com linho cinza e toques de turquesa nas almofadas e outros objetos. Um grande painel de madeira em branco foi fundamental para complementar a composição”

“É preciso tomar muito cuidado quando se lida com cores como o preto, amarelo e o laranja. A qualidade da composição nesse caso requer conhecimento técnico para não errar,” avisa Marisa.
Essas são apenas algumas dicas para quem deseja dar uma renovada na casa aproveitando a infinidade de móveis e objetos de decoração coloridos disponíveis na cidade de São Paulo.

Contatos da arquiteta Marisa Murta



segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Piquenique muito charmoso

Os dias quentes voltaram e com eles o horário de verão onde as pessoas podem aproveitar melhor o dia. Uma prática deliciosa,que era muito comum na década de 60 está voltando a toda, são os piqueniques em parques e praças.Hoje em dia é comum ver pessoas reunidas comemorando aniversários em volta de uma toalha com muitas guloseimas.Uma empresa de São Paulo batizada de” Convescotes”se especializou e faz todo o cenário da festa.
Seus donos apostam que o movimento de ocupação do espaço público em São Paulo está gerando novas oportunidades de negócios.Eles organizam eventos em praças, parques ou áreas particulares, fornecendo mesas, cadeiras, toalhas para piqueniques, almofadas e lixeiras. Uma festa para 30 pessoas com quatro horas de duração sai por R$ 1.500.
Quanto aos comes e bebes: a empresa indica parceiros que podem fornecer salgadinhos, bolos, doces, bebidas e sorvete, mas é o cliente que negocia e fecha negócio, se quiser. Também é possível levar a própria comida.
As festas até 50 pessoas podem ser feitas sem pedir autorização aos parques e praças, passando desse número  é necessário pedir autorização com a subprefeitura da área.
Bom mas e se chover ?
Um dos sócios da empresa , o Arquiteto Guilherme Fiorotto explica que assim que é marcada a data do piquenique eles buscam informações sobre a previsão do tempo.Caso no dia o tempo amanheça chuvoso, eles indicam um local coberto para que a festa seja feita sem problemas.Deixando o tempo de lado, a ideia de fazer um piquenique é um programa delicioso em qualquer idade.
Informações : www.convescotes.com


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Maria Escaleira delícias da Polônia e do Leste Europeu


A vila Madalena é um bairro bem eclético tanto que pelas ruas do bairro há uma série de opções de bares e restaurantes. Uma das opções gastronômica interessantes é o restaurante Maria Escaleira, que tem um cardápio baseado nos pratos típicos da cozinha polonesa e algumas delícias do Leste Europe como o Goulash Húngaro e o Estrogonofe Russo. 


Aberto desde 16 de janeiro de 2012,o Maria Escaleira, tem uma decoração simples e aconchegante . A dica é começar com a deliciosa entrada de Placki Ziemniaczane,  Bolinhos de batata deliciosos com creme de alho.

Um dos pratos preferidos da casa é o  Pierogi (varenike) , parece ravioli com uma massa bem levinha  e com recheios  que podem variar de creme de batata com ervas,chucrute com filet mignon suíno, salmão com creme de batata  e ervas ou espinafre  com ricota,requeijão e parmesão .As coberturas  pode ser de endro na manteiga e bacon crocante .

No bar, todas as vodkas são polonesas, necessariamente destiladas 5 vezes, no mínimo. A principal atração é a Nalewka, bebida de infusão de frutas em vodka, sem açúcar.

O Maria Escaleira fica Mourato Coelho, 53 - Pinheiros 
 Tel. (11) 2364 9913
Horário de funcionamento
Terça a sexta, das 12h às 15h e das 18h às 23h (sexta até meia noite); 
 Sábado, das 12h às 24h; 
 Domingo, das 12h às 17h.





quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Alugue malas ao invés de comprá-las


Feriados e final de ano chegando . Muita gente corre para comprar malas e depois não tem onde guardar. Tem um serviço bem bacana que você pode alugar malas .
 A Rent Bag (www.rentabag.com.br) entrou no mercado em março de 2014 visando disponibilizar malas para quem deseja viajar e não possui o item ou não tem espaço para guardar em casa. A empresa possui malas de tamanhos, cores e modelos diferentes para atender a necessidade de cada cliente.
 Os valores variam entre R$115 a R$135, na locação por 7 dias, de R$120 a R$140 por 10 dias, de R$130 a R$150 por 20 dias ou de R$135 a R$155 por 30 dias, dependendo tamanho da mala.
 “O serviço além de seguro é muito prático pois a empresa fica responsável por entregar e buscar o produto na casa do cliente, facilitando o corre corre que antecede a viagem. A Rent a Bag também se preocupa com a qualidade da mala fornecida, por isso trabalhamos somente com marcas renomadas”, afirma Domingos Cristiano Coppio, CEO da empresa.

Armazenamento de  mala 

 A empresa também oferece um serviço de armazenagem. A proposta é guardar o item para o consumidor que não tem espaço em casa, e não quer dispor do produto. Para isso é oferecido pacotes semestrais ou anuais. A empresa também oferece, um incentivo para quem utilizar o serviço prestado. No pacote anual de armazenagem, o cliente ganha um aluguel. Já para quem aluga, para cada locação o locatário conquista 400 pontos, acumulando 4 mil pontos no programa de fidelidade Programa Amigo - AVIANCA é possível trocar por uma passagem aérea da AVIANCA, porém o cliente terá que respeitar as regras do programa de fidelidade que é de responsabilidade da companhia aérea.
Caso ocorra qualquer imprevisto durante a viagem com a mala, como quebra ou dano, o consumidor não precisa arcar com nada, mas deve dispor de um cheque caução que ficará retido até a devolução do produto, que será utilizado caso não devolva o item.
Inicialmente o serviço é disponibilizado para o público da capital paulistana e grande São Paulo. No entanto, a previsão é expandir para todo território brasileiro para incentivar a economia sustentável e a praticidade. Enquanto no ano de 2015 foram alugadas 160 malas, a previsão para 2016 é alugar 2 mil.
 “A Rent a Bag aposta na modernidade, incentivando o uso compartilhado de bens duráveis onde o importante não é ter as coisas e sim usufruir dos benefícios que as elas nos proporcionam”, diz o CEO.   
SOBRE:
Rent a Bag visa disponibilizar malas a um pequeno custo para quem deseja viajar e não possui o item ou não tem espaço para guardar em casa. A empresa possui malas de tamanhos, cores e modelos diferentes para atender a necessidade de cada cliente, além de ser responsável pela entrega e devolução do produto na casa do cliente.

informações : www.rentabag.com.br



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O que observar ao escolher a escola de seu filho ?


Escolher a escola para o filho não é uma tarefa fácil. Com a aproximação do ano novo e uma gama ampla de instituições, os pais precisam fazer uma boa pesquisa para encontrar um lugar que atenda às necessidades pedagógicas da criança por uma mensalidade compatível com as finanças da família, além de transmitir os valores em que ela acredita.

Com a mudança de expectativas dos pais em relação à escola, as instituições tiveram que se reinventar, o que não é necessariamente algo positivo. “As escolas passaram a demonstrar que são capazes de atender a essa necessidade por uma razão financeira e não educacional ou de formação das crianças”, explica a psicóloga e psicopedagoga Cynthia Wood, da clínica Crescendo e Acontecendo .

Neste caso, essa mudança não é benéfica, pelo contrário, é bastante problemática. “Nesse contexto, a maioria das escolas tende a se reinventar para melhor atender às necessidades dos pais, que são quem estão os pagando, e não dos alunos”, esclarece.

Um exemplo é a preocupação dos pais com o vestibular, mesmo quando buscam uma escola de educação infantil ou dos primeiros anos do ensino fundamental. “Os pais colocam isso como algo mais importante do que a real preparação dos alunos sobre suas futuras vidas ou reais escolhas, o que é triste”, avalia a especialista.

Em uma primeira sondagem, os pais precisam saber que as instituições costumam moldar o posicionamento de seus educadores.

“O contato com as autoridades, como diretores ou coordenadores de ensino, é a forma de os pais entenderem como a instituição lida com questões polêmicas ou socialmente divergentes”, explica Cynthia Wood.

No caso de a família encontrar uma instituição que não defenda os mesmos valores que ela ou que defenda algo que ela considere ofensivo, há pouco que se possa fazer a respeito, o que se limita a se opor publicamente para a mudança de posicionamento da instituição.

Nestes casos, segundo a presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) , Luciana Barros de Almeida, o melhor a fazer é os pais buscarem uma outra opção. Muitos pais também optam por escolas em tempo integral ou bilíngues acreditando que são as melhores opções para seus filhos, mas não necessariamente. O impacto positivo ou negativo disso depende da criança e do estilo de vida da própria família.

“Para o mercado de trabalho, não significa quando, se antes ou depois, a pessoa tenha aprendido uma segunda língua”, diz Luciana. “E o currículo em tempo integral, embora ofereça mais oportunidades de aprendizado, deve ser ponderado conforme a necessidade, e não ser regra”.

Outro ponto a ser observado é o uso da tecnologia para fins pedagógicos. “Meios tecnológicos já fazem parte da vida dos pequenos e devem ser usados para mais que a distração”, avalia Cynthia Wood. “Já que eles já fazem parte da vida dos pequenos desde sempre, essa passa a ser uma forma familiar de contato com o mundo, portanto deve ser aproveitado para a educação”.

Mesmo que consiga escolher a escola ideal para seu filho, os pais devem ter em mente que certos aspectos da educação de uma criança também são de responsabilidade da família.
“O ambiente familiar ainda é, e sempre será, o principal onde as crianças devem aprender valores e sobre a moral que elas devem seguir”, ponde a presidente nacional da ABPp

Fonte: Cynthia Wood -psicóloga e psicopedagoga, da clínica Crescendo e Acontecendo .
http://www.crescendoeacontecendo.com



terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dentes Alinhados:beleza e saúde

Greice Feitosa - tratamento de um ano e quatro meses
A colocação de aparelho ortodôntico não está ligada apenas aos aspectos estéticos da face, mas também a problemas que a má oclusão pode acarretar ao longo da vida, com dores que vão desde as articulares até a enxaqueca. Segundo a Dra. Roseli de Almeida, Especialista em Ortodontia e Ortopedia funcional dos Maxilares. Os dentes desalinhados ocasionam problemas de articulação têmpora-mandibular conhecida por ATM  que é responsável pela mastigação e se localiza pouco à frente dos ouvidos.
 A ATM é protegida pelo encaixe perfeito dos dentes, mas, quando isso não ocorre, ela sofre um desgaste, podendo não suportar o peso dos movimentos da mastigação. O funcionamento inadequado da ATM é o responsável por dores horríveis na região  enxaquecas e nos casos mais graves até a  chamada de queda da mandíbula.
A idade mínima para o início do tratamento ortodôntico é de 8 anos e não há idade máxima.” É muito comum após os 40 anos as pessoas procurarem tratamento por conta de dores devido a anos de mastigação feita de forma incorreta, causando desgaste e desequilíbrio muscular”.explica  Dra.Roseli.
O tempo de utilização e o tipo de aparelho a ser utilizado é definido de acordo com as necessidades de cada paciente.É importante fazer uma avaliação onde o profissional vai definir qual o melhor procedimento.
Fonte:Dra Roseli de Almeida – Especialista em Ortodontia  e Ortopedia funcional dos Maxilares.
tel (11) 3289-7414 
www.roselidealmeida.com.br



segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Pistache: delícia que faz bem a saúde




Ótimo para prevenir e auxiliar no tratamento de problemas cardíacos. Tem o poder de reduzir os níveis de “colesterol ruim” (LDL) atuando como as estatinas e de aumentar o “colesterol bom”, justamente por ter gorduras consideradas boas em sua composição. O fruto não tem sódio, por isso, pode realmente ser consumido, por quem sofre de hipertensão. 

Se você quer ter uma pele sempre bonita e saudável, também vai gostar de incluir o pistache na sua alimentação. 
Várias substâncias que agem como antioxidantes  estão presentes no pistache, como a vitamina A, vitamina E e luteína. Elas combatem os radicais livres, amenizando os problemas causados pelo envelhecimento das células, além de prevenirem o acúmulo de placas nas artérias. 

Esses antioxidantes também reduzem chances de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de pele, pulmão, próstata e outros. Proteger o sistema nervoso é outro papel do pistache, nesse caso, graças à concentração de vitamina B6. 

A vitamina B6 auxilia na melhora dos sintomas da depressão. Isto porque ela é importante para a produção de serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor.

As vitaminas  do Pistache também protegem as membranas que envolvem as células e reduzem os impactos da radiação solar sobre a pele, além de evitar o seu envelhecimento e ressecamento.

 Já os carotenoides presentes no pistache fortalecem o tecido e o músculo que formam os olhos, evitando a famosa degeneração macular e deixando a retina mais segura.


Cuidados

Apesar dos vários benefícios proporcionados pelo pistache, o seu consumo deve ser feito com moderação. Este alimento, assim como as nozes e as castanhas, possui muita gordura e é rico em calorias, o que pode acarretar no aumento de peso.
Cada 100 gramas de pistache contêm 571 Kcal e o ideal é ingerir, no máximo, 30 gramas para não exceder o consumo de gorduras e calorias. 
O pistache é benéfico desde que não contenha o sódio, então moderação é a palavra chave.

Na hora da compra, prefira os pistaches com casca, sem sinais de mofo, umidade ou com danos causados por insetos. Assim, o risco de adquirir um pistache contaminado por aflatoxinas é menor.

 As aflatoxinas são substâncias produzidas por fungos, que contaminam os alimentos, sem modificar o sabor, e se consumidas constantemente em longo prazo podem aumentar o risco de câncer hepático.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Festa Alemã nas ruas do Brooklin




O Brooklin é o bairro de São Paulo que foi escolhido pelos imigrantes alemães que vieram para o Brasil depois da segunda guerra. Junto com eles vieram as comidas e toda a tradição. Por  conta disso o bairro respira os costumes da cultura germânica e  todos os anos  faz  a tradicional Brooklin Fest São Paulo 2016 .Esse ano o evento ocorre nos dias 22 e 23 de outubro. Todos os anos a festa tem um tema , o desse ano é “Bildung ,( formação )– Valorização dos Educadores Culturais e Sociais. As Ruas Culturais Formam e Educam.”, o público terá acesso gratuito ao evento, que vai das 10h às 22h.
Organizado pela AEMB(Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin), a festividade será realizada no Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino Campos.


A festa multicultural contará com feira de artesanato, filmes ao ar livre, circo, poesia, apresentações de música e danças, literatura, exposições, historiadores e pesquisadores, entre outros.
O Brooklin Fest São Paulo 2016 terá ainda um roteiro gastronômico para todos os gostos, com pratos típicos alemães deliciosos. Ao todo  cinco restaurantes estão preparando um cardápio típico para atender os visitantes. Dois deles revertem  toda a renda arrecadada durante a festa para ajudar na manutenção de onze  creches , que atendem cerca de 4 mil crianças, atividades para a melhor idade e projetos para jovens.
Além disso, a culinária brasileira também estará presente, juntamente dos pratos típicos espanhóis, portugueses, japoneses, chineses, armênios, e vários outros.


 De acordo com Pietro Iaconelli, presidente da AEMB, a ideia é de um evento cultural de valorização, da cooperação e do diálogo com as entidades sociais. “São mais de 1.500 artistas de diversas partes do Brasil e do mundo envolvidos na programação. A festa faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura da Cidade de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo e tem apoio de instituições nacionais e internacionais, integrando Brasil e Alemanha”, disse ele.
Para maiores informações sobre o Brooklin Fest São Paulo 2016, basta entrar em contato com a AEMB, através do número: (11) 5533-4904.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Por que parece que a cada dia o tempo está mais curto ?

Os dias continuam tendo 24 horas, cada hora ainda têm 60 minutos e, por ordem natural, os minutos ainda seguem a regra de serem compostos por 60 segundos. Contudo,é inegável a sensação de que, cada vez mais, o tempo parece mais curto. Seja para o lazer, o que é lamentável, quanto para o dever, o que é compreensível, caso você faça parte da estatística que comprova que 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho que desempenham.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, 35% dos brasileiros se sentem escravos do tempo e vivem com pressa. Dentro dessa estatística, os homens entre 35 e 64 anos são os mais insatisfeitos. A justificativa: estão a cada milésimo de segundos mais ocupados que o milésimo anterior. Assumem compromissos além do que podem e se perdem na conta de quantas horas tem o dia e quantas delas devem, de fato, ser despendidas em atividades obrigatórias como estudo e trabalho.

Resultado: pessoas altamente estressadas, ansiosas, cansadas física e emocionalmente e, consequentemente, com baixa produtividade e, claro, com a sensação cada vez maior de que lhe faltam horas em seus dias. Falta tempo. E a percepção é generalizada.

Esta aceleração, no entanto, é fruto de uma escolha consciente que fazemos ao optar por softwares mais rápidos, internet com maior velocidade, melhor performance de determinado aparelho, uma memória RAM mais potente e infinitas outras ferramentas de otimização do tempo que nos educam em uma geração que vive a lógica do ‘quanto mais rápido, melhor’.

Sem equívocos, não há mal nenhum em querer esgotar os segundinhos disponíveis que a tecnologia colocou a nosso favor. Entretanto, diante de tantas facilidades, nos complicamos na administração desse tempo que temos de sobra, por menor que ele seja, e cometemos o erro de assumirmos compromissos além do que nossas horas e capacidade biológica podem suportar.

Por entendermos que o tempo que passou não volta mais, tendemos a tirar o máximo dele para que a sensação de que foi bem aproveitado predomine e, por isso, o aceleramos. Contudo, o que reproduzimos é o culto à quantidade e não à qualidade deste tempo. Afinal? Você é feliz da forma com que gasta suas horas?

Entender que somos nós que estamos no controle do tempo e não o inverso é o melhor caminho para fugir desse distúrbio conhecido pelos cientistas como ‘doença da pressa’. E o segredo para levar qualidade às suas horas, dias, meses e anos, está em uma única palavra: organização.

Seja realista consigo mesmo e se enxergue como um ser humano. Um adulto para ser saudável e, consequentemente, feliz, precisa, no mínimo, de 7 horas de sono por dia, segundo pesquisas. Para que isto seja possível, é preciso que este indivíduo passe por um processo de desaceleração da rotina, antes do sono, que envolve pelo menos 2 horas livres que devem ser gastas em lazer ou, mesmo, com o ócio. Sim, fazer ‘nada’ também é bom.

Reconhecendo seus limites, explane suas tarefas, veja a quantidade de horas que lhe sobra para desempenhá-las e inicie uma melhor distribuição de seu tempo.
Ele vale muito e só quem poderá definir o quanto é você mesmo.

Seguindo essas dicas, sua produtividade irá triplicar e suas horas terão mais valor. A sensação de que o tempo está passando rápido demais ou foi perdido, ficará cada vez mais distante e, ao invés de quantidade, você perceberá como a qualidade faz diferença durante o processo.

*Tathiane Deândhela é Mestre em Liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainner, Consultora de Carreira e Executiva Multidisciplinar. Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela e Professora.