A celebração da Páscoa tem origem religiosa. Se voltarmos no tempo, veremos que entre os hebreus o termo usado era Pesach, cujo significado é passagem. Para os cristãos, a Páscoa tem o seu início no Domingo de Ramos, que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, a "Sexta Feira Santa"marca o calvário e a crucificação de Jesus que termina no "Domingo de Páscoa" celebrando a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.A Páscoa é celebrada sempre em um domingo, após a primeira lua cheia do equinócio da primavera ,no Hemisfério Norte e outono no Hemisfério Sul.
Há milhares de anos algumas sociedades, na região mediterrânea da Europa, costumavam comemorar a passagem do inverno para a primavera,esta festa era realizada na primeira lua cheia após o equinócio. O início da primavera era de extrema importância, pois, em função dos rigorosos invernos que costumavam assolá-los, essa nova época trazia maiores chances de sobrevivência. A fertilidade nesses momentos inóspitos era uma das formas de manter a continuidade da espécie, a primavera trazia a esperança de melhores condições de vida. Com o decorrer do tempo, surge a figura simbólica do coelho, animal que representa a fertilidade. Como é sabido, o coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades, os ovos de Páscoa representam a fertilidade, a esperança e o começo de uma nova vida.
Esperamos que no Domingo de Páscoa ocorra dentro de cada um, uma passagem para melhor, para a esperança,para a vida nova, para o renascimento e para um novo período de muitas realizações pessoais.Que nos tornemos melhores para poder levar uma palavra de fé, de esperança e de renovação. Vamos celebrar a Páscoa com nossos entes queridos e aproveitar para meditar por um verdadeiro espírito de união e para que possamos realizar ,de modo constante, a nossa evolução pessoal e o nosso próprio renascimento.
Uma Feliz Páscoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário